Mais de 20 mil pessoas participaram da Semana da Inovação de Mato Grosso, realizada de forma virtual

Data: Terça-Feira, 31 de Agosto de 2021
Fonte:www.secitec.mt.gov.br
Autor:Camila Paulino | Seciteci
Foto Por:Divulgação
O foco foi debater iniciativas inovadoras e tecnológicas voltadas ao agro

Cerca de 20 mil pessoas participaram da Primeira Semana da Inovação de Mato Grosso (SIMT) realizada de forma totalmente virtual pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e outros realizadores e apoiadores, entre os dias 20 e 28 de agosto, com o foco em debater iniciativas inovadoras e tecnológicas voltadas ao agro e inserir a agenda no centro das estratégias do Ecossistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O secretário da Seciteci, Nilton Borgato, reforça que por meio de parcerias e apoio de instituições, a Seciteci tem conseguido inovar e promover eventos com formatos modernos e virtuais, sem perder a qualidade.

“A pandemia nos fez buscar novos caminhos para não parar de realizar nossas ações, e já somos referência na realização de eventos virtuais, a exemplo da plataforma que criamos para a ‘Mostra Estadual de Tecnologia e Inovação’ [Mecti], no ano passado, e o ‘Cidades Inovadoras’ que realizamos este ano, e, ambos foram um sucesso, tanto que fomos procurados por outras instituições e estados. E agora, a ‘Semana da Inovação’ também superou as expectativas, e temos certeza de que tudo isso foi possível, graças ao apoio e união de diversos atores do ecossistema de inovação” disse o gestor.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo, o objetivo principal do evento foi alcançado e a estimativa de público superada.

“Ainda que de forma virtual conseguimos fomentar iniciativas inovadoras, e, justamente por ser on-line, pessoas de outros lugares do país e do mundo também puderam nos acompanhar. Recebemos milhares de inscritos para os 12 eventos realizados na SIMT, e foram mais de 18 mil acessos ao somarmos os participantes destes eventos, além disso, tivemos participantes de forma presencial, então estamos muito felizes com este resultado”, disse.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá, ressalta que além dos eventos, a maratona realizada em parceria com a Seciteci e o Centro Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (CITIS), com diversas premiações, trouxe muitos expectadores para a SIMT.

“Além de todo engajamento dos eventos virtuais, o HackAgro foi um sucesso a parte, onde concedemos 12 bolsas, por um período de seis meses, no valor total de R$ 136 mil, para que as três equipes vencedoras. As bolsas são voltadas para profissionais com atuação em atividades de inovação, gestão, desenvolvimento ou transferência de tecnologia”, completou.

Na SIMT também foi lançado o Prêmio Inova Mato Grosso, realizado em parceria entre a Seciteci, a Fapemat e o Parque Tecnológico Mato Grosso, como forma de reconhecer as empresas que atuam em gestão de inovação no Estado. As inscrições estão abertas e seguem até 30 de setembro. O formulário de inscrição está disponível no site da Seciteci e do Parque Tecnológico. O regulamento está disponível AQUI

Uniram forças para realizar a Semana da Inovação: a Seciteci; o Parque Tecnológico Mato Grosso; a Fapemat; a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec); a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt); o Serviço Social da Indústria (Sesi); o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai);  o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR); o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT); a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat); o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio).

Além disso, também foram realizadores do evento as seguintes instituições: o CITIS, a Rede de Inovação Mato Grosso (Inova MT); o AgriHub; a Priante Incubadora; o Colaborama (Laboratório de Inovação, Tecnologia e Gestão); a Comunidade Blockmeet; a Digoreste Startups; o Instituto Tecnológico, de Gestão Estratégica e Organização Social Sustentáveis (I-Geos) e a Incubação e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras (I-Deia). Alguns conteúdos ainda estão disponíveis, para saber mais informações sobre os eventos, basta acessar a plataforma oficial AQUI.