TRANSFORMANDO VIDAS

Mulheres são as que mais buscam qualificação no Senac-MT

Mais de 70% do público atendido pela instituição em todo o estado é do sexo feminino

Data: Quinta-Feira, 07 de Março de 2024
Fonte: Assessoria de Imprensa/Senac-MT.
Autor: Por Maicon Oliveira | Edição: Thielli Ehlert.
Foto Por:Francisco Gracioli/Tratamento: Maicon Oliveira | Senac-MT.

“Foi a melhor experiência da minha vida! Atualmente estou trabalhando em um hospital. É uma experiência incrível! O Senac fez parte deste sonho, e eu só tenho a agradecer”, comemora Eliana dos Santos, moradora de Tangará da Serra (a 242 km de Cuiabá), ex-aluna do curso ‘Técnico em Enfermagem’ do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT).

Ela é uma das 20.066 mulheres mato-grossenses que, em 2023, encontraram na instituição oportunidades de capacitação profissional e desenvolvimento pessoal. No ano em questão, o público feminino representou 72% das 27.855 pessoas atendidas nas salas de aula, laboratórios e demais ambientes pedagógicos do Senac-MT no ano passado.

“Muitas portas se abriram desde que comecei o curso. Já consegui um emprego na minha área. Agradeço aos instrutores pela qualificação técnica e excelência na educação”, relata Karina Silva. Ela, junto a Eliana e outras 1.145 mulheres, optou pelo curso de 'Técnico em Enfermagem' no Senac-MT, o mais popular entre o público feminino em todo o estado.

Apesar do curso onde as mulheres mais se matriculam ser da área da Saúde, os eixos de Gestão e Negócios, Produção de Alimentos e Beleza lideram o ranking dos segmentos com maiores números de matriculadas. Logo após vem Tecnologia da Informação, Segurança e Idiomas.

Com um olhar para o futuro e o mercado de trabalho, a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Dandara Schurig, fez dois cursos de programação no Senac-MT – ‘Desenvolvimento Front-End’ e ‘Desenvolvimento Back-End’ – focados na criação e manutenção de sites, aplicativos e sistema.

“Os cursos expandiram e aprimoraram meus conhecimentos em tecnologia, ajudaram no meu desenvolvimento profissional e em projetos e eventos que me levaram a construir um networking com diversas empresas e especialistas”, observa Dandara, residente da capital.

É em Cuiabá, claro, cidade mais populosa do estado, que o Senac-MT contabiliza o maior número de mulheres atendidas, mais de 5,2 mil só em 2023. Em seguida, vêm Tangará da Serra, Rondonópolis, Primavera do Leste, Sinop, Colíder, Barra do Garças, Sorriso, Cáceres e Água Boa.

Também na capital, são desenvolvidos programas de qualificação e aperfeiçoamento profissional totalmente gratuitos, como ‘Qualifica Juventude’ e ‘Qualifica Mulher’, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, que oportunizam o desenvolvimento de habilidades e competências para uma inclusão social produtiva.

Caso da cabeleireira Samara Ferreira que fez o curso de ‘Tranças’ para expandir seu campo de atuação e conquistar mais clientes e renda. “Eu queria aprender fazer vários tipos de tranças, como nagô, boxeadora e outras para oferecer à minha clientela. O curso me ajudou muito, aprendi bastante, professores excelentes, uma grande conquista”, celebra.

Outro exemplo de iniciativa que vem transformando vidas é o ‘Senac Integra’ programa de inserção social que oferece trabalho remunerado, qualificações profissionais gratuitas e apoio familiar a homens, mulheres e LGBTQIAP+ dos regimes fechados e semiaberto do Sistema Penitenciário mato-grossense.

A participante A.C.H. é entusiasta da área da saúde e aproveita as oportunidades de qualificação para superar os desafios que as egressas enfrentam na sociedade e no mercado de trabalho. “Lá dentro [unidade prisional] estou cursando ‘Gestão Hospitalar’ e nem sempre temos acesso a esses serviços de saúde. E eu gosto muito de saúde. Minha vontade é fazer o ‘Técnico em Enfermagem’. Quando recebi a proposta de vir para o ‘Senac Integra’ aceitei logo de cara, devido aos cursos e aprendizados em outras áreas. Quando saímos às ruas não é fácil arrumar serviço, ainda mais se estivermos de tornozeleira [eletrônica]. Então, quero sair com mais cursos e experiência de elétrica, pintura”, elencou.

Já L.D.C. nunca havia feito trabalhos extramuros e avalia a experiência como positiva. “Esta é a primeira vez que saio para trabalhar e está sendo maravilhoso, estou gostando muito do programa. Tenho bastante interesse na área de administração e estou gostando muito dos cursos”, destacou.

📍 Cidades onde o Senac-MT mais capacitou mulheres em 2023 (as 10+):

Cuiabá    5.271
Tangará da Serra    1.885
Rondonópolis    1.882
Primavera do Leste    1.336
Sinop    1.010
Colíder    891
Barra do Garças    888
Sorriso    665
Cáceres    491
Água Boa    478

📚 Áreas com maiores números de mulheres matriculadas (as 10+):

Gestão e Negócios    5.378
Produção de Alimentos e Gastronomia    2.658
Beleza    1.789
Saúde    1.477
Tecnologia da Informação (TI)    790
Segurança    526
Idiomas    523
Moda    137
Artes    124
Hospedagem e Turismo    114

🏥 20 cursos com mais mulheres atendidas:

Técnico em Enfermagem    1.147
Assistente Administrativo    1.091
Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos (Jovem Aprendiz)    1.023
Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercados (Jovem Aprendiz)    828
Informática Básica    569
Preparo de Salgados    558
Design de Sobrancelhas e Depilação Egípcia    528
Assistente de Recursos Humanos    481
Manicure e Pedicure    455
Preparo de Bolos e Tortas    448
Informática Básica - Windows, Word, Excel, Power Point e Internet    418
Produção de Pães Doces e Salgados    387
Técnico em Segurança do Trabalho    368
Técnicas de Depilação    333
Assistente Financeiro    308
Excel Avançado    305
Hidratação, Corte e Escova    300
Panificação e Confeitaria    287
Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Básico    279
Qualidade no Atendimento    273

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.