Aprendizagem Profissional

Presidente da Fecomércio anuncia reabertura do Senac de Colíder

Unidade será reinaugurada em Dezembro

Data: Terça-Feira, 08 de Outubro de 2019
Fonte:Prefeitura Municipal de Colíder
Autor:Assessoria de Imprensa
Unidade Pedagógica Senac Colíder

A unidade de Colíder do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) será reativada. A boa notícia foi anunciada pelo presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), José Wenceslau Souza Júnior, durante reunião na Prefeitura de Colíder com secretários municipais, lideranças empresariais e representantes de entidades.

O prédio está sendo reformado e readequado e deverá ser reinaugurado em dezembro. Com isso, o Senac de Colíder voltará a oferecer cursos em 2020. “Vendo números da região e de Colíder, resolvemos reabrir essa unidade e trazer cursos de qualificação. O prédio continua sendo o mesmo. Estamos fazendo algumas manutenções e melhorias. Em dezembro, será reinaugurado”, diz José Wenceslau, que visitou a sede do Senac.

Sobre os cursos previstos para a unidade, o presidente da Fecomércio informa que será realizado um estudo na região para avaliar as necessidades locais de mão de obra. “Em parceria com as associações municipais e regionais, queremos ver a necessidade local de Colíder. Estamos em tratativa com a associação [Acic Colíder] para ver a necessidade da cidade. Nós queremos estar presentes nesse crescimento de Colíder”, relata.

MAIS UMA META ATENDIDA

A retomada dos cursos do Senac de Colíder é uma das metas do plano de governo do prefeito Noboru Tomiyoshi. Conforme o secretário municipal de Planejamento, Fazenda e Administração, Vanderlei Borges, a atual administração investe forte na reestruturação da infraestrutura, da saúde e da educação do município para criar um ambiente favorável para investidores, empresários, suas famílias e seus colaboradores.

“E chegou esse momento propício para impulsionarmos a questão econômica e promover o desenvolvimento empresarial em Colíder. O Senac é, certamente, uma grande fonte de inspiração empreendedora. Temos muitos empregos disponíveis em Colíder, mas falta gente qualificada. Logo, a qualificação profissional é importantíssima para que o setor empresarial funcione bem”, avalia Vanderlei Borges.

O secretário afirma ainda que pessoas qualificadas são um estímulo para as empresas. “Com o Senac, elas passam a ter a possibilidade de enxergar oportunidades e desenvolver ações para que possam crescer economicamente. Portanto, essa retomada do Senac é uma notícia muito animadora para nós, neste momento em que o governo municipal está preocupado em priorizar a parte econômica da cidade”, pontua.

AMBIENTE FAVORÁVEL

A reativação do Senac é uma reivindicação antiga da Associação Comercial e Empresarial de Colíder (Acic). “Estamos lutando por isso há algum tempo. Encaminhamos ofícios para Cuiabá, à Fecomércio, solicitando a reabertura dessa importante instituição e, agora, tivemos essa notícia muito boa. A partir do próximo ano estará funcionando”, diz o presidente da entidade, Leandro Kessler.

Segundo Kessler, a reabertura do Senac será um fomento muito grande para Colíder. “Através do Senac, nós podemos ter a capacitação da mão de obra na nossa cidade, criando esse ambiente favorável que a cidade precisa. Trabalhadores qualificados possibilitam que as empresas venham se instalar e que as empresas que aqui estão consigam melhorar ainda mais o seu atendimento e os serviços que prestam”, avalia o gestor da Acic.

INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO

Segundo o secretário-adjunto de Indústria, Comércio, Minas, Energia e Empreendedorismo de Mato Grosso, Celso Banazeski, a capacitação do Senac vai impulsionar o desenvolvimento do empreendedorismo em Colíder. “Já foi licitada a reforma do Senac e estamos definindo a reinauguração para a semana de aniversário de 40 anos da cidade. O Senac pode ajudar não só Colíder, mas toda a região, qualificando mão de obra para o comércio, os serviços e, agora, para as agroindústrias. Então, são grandes oportunidades que são criadas quando o município cria um ambiente favorável”, comenta.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Vinha, expõe que a qualificação dos trabalhadores pelo Senac representa o fortalecimento do setor do comércio de bens, serviços e turismo em Colíder. “Qualifica os funcionários de todos os setores, comércios, restaurantes, lanchonetes e serviços. Nós estamos precisando muito disso aqui em Colíder porque há uma falta muito grande de pessoas qualificadas. Sobram empregos na nossa cidade e na região, mas as pessoas não conseguem esses empregos porque não estão qualificadas para isso”, manifesta.