Senac-MT forma grupo de migrantes por meio da Capacitação Profissional em Mato Grosso

Data: Segunda-Feira, 16 de Novembro de 2020
Fonte:OIT - Organização Internacional do Trabalho
Autor:Juliano Toledo

Em uma cerimônia de formatura simples e adaptada às novas realidades do mundo decorrente da pandemia, o Serviço Nacional de Aprendizagem de Mato Grosso, o Senac-MT forma um grupo de imigrantes com a capacitação profissional de atendente de supermercado na última quarta-feira, dia 11 de novembro de 2020.

Ao total, foram 20 imigrantes que concluíram a qualificação e o treinamento, dentre eles venezuelanos, bolivianos e haitianos. Este projeto visa diminuir a vulnerabilidade, assegurar os direitos básicos e promover a empregabilidade de trabalhadores e das trabalhadoras migrantes, resgatados e vulneráveis em Mato Grosso, por meio de ações integradas que protegem essa população do risco de aliciamento para condições de trabalho escravo e de outras formas de exploração.

A capacitação profissional é uma das atividades do projeto de Combate ao Trabalho Escravo no estado, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Centro de Pastoral para Migrantes (CPM), com o apoio do Senac e demais instituições de ensino.

Foram 16 horas de curso, onde a turma era composta por 19 mulheres e 1 homem, que com o curso aprenderam, dentre outros temas, sobre perfil de clientes, modelos de atendimento, diversidade, normas e regulamentos da atividade profissional e mediação de conflitos.

Os alunos receberam os certificados atestando o conhecimento profissional recém adquirido que poderá ser empregado nas atividades que já desempenham ou que exercerão.

 

Combate ao trabalho escravo em Mato Grosso

Estabelecido em 2019, o projeto implementa uma série de ações integradas e complementares, para levar o trabalhador resgatado de condições análogas ao trabalho escravo, migrante e suas famílias da vulnerabilidade ao aliciamento para o trabalho escravo - e da consequente exclusão socioeconômica - ao empoderamento como cidadãos cientes de direitos, à inserção social e cultural e à inclusão no mercado de trabalho decente.

O primeiro passo é atender e encaminhar os trabalhadores resgatados, migrantes e suas famílias para o acesso a políticas públicas e a assistência social, de forma que possam solicitar a emissão de documentos como carteira de trabalho, CPF e Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), além de ter serviços de educação e saúde e a benefícios do governo federal, como o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

A inserção social, cultural e ao idioma dos migrantes é promovida por meio de cursos de português básico ministrado por professores voluntários, além de palestras sobre aspectos culturais do Brasil.
A etapa seguinte é preparar os migrantes para a busca de trabalho decente por meio da qualificação profissional, voltados para o mercado de trabalho local. Paralelamente, o projeto busca criar uma rede de sustentável de empregabilidade. Para isso, é feito um mapeamento da oferta e da demanda de emprego, o que cria um banco de vagas de trabalho. Por fim, para verificar a adaptação e as condições de trabalho do migrante contratado é feito um monitoramento periódico.

(*) Com informações de Lorena Sanchez Gonzales, assessora especializada em público vulnerável do COM, em entrevista dada à OIT – Organização  Internacional do Trabalho.