• SenacMT
  • FecomercioMT
  • SINDPró
Qualificação Profissional para o comércio

Senac MT promove roda de conversa sobre retomada do comércio e lança programa de qualificação

Lançamento do SINDPró que é o Programa Fecomércio e Senac de apoio a Qualificação Profissional para os empregados das empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso

Data: Quarta-Feira, 09 de Setembro de 2020
Autor:Da Assessoria
Foto Por:GMAC | SENAC MT

A Fecomércio, por meio do Senac Mato Grosso, promoveu uma roda de conversa com o tema 'Retomada do Comércio – falando de crise e como superá-la', que contou com a participação do presidente da Federação, José Wenceslau de Souza Júnior, do diretor de Operações das Lojas Pernambucanas, Oger Silvério, do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros do estado (Sincalco), Júnior Macagnam, além de presidentes de sindicatos patronais do setor.

 

Durante o bate papo, o presidente da Fecomércio reforçou que apesar de todas as adversidades ocasionadas pela pandemia, este é um bom momento para investir. “Precisamos reinventar o nosso negócio, baixar custos, aprender a comprar melhor, ter produtos de qualidade e bons preços para atrair o consumidor. É um período propício para quem está precisando de fluxo de caixa, com a taxa Selic a 2% ao ano, é conveniente para capitalizar a médio e longo prazo. O momento é bom para aproveitar a oportunidade e preparar o negócio”, ressaltou ele.

 

A exemplo do que disse o presidente, o diretor de Operações das Lojas Pernambucanas afirmou que a empresa não deixou de realizar investimentos no país. “Estamos, inclusive, trabalhando na abertura de novas lojas, como ocorrerá em Cuiabá, onde será instalada uma nova unidade no centro da cidade, no mês de novembro. Tivemos que nos adaptar às mudanças, mas estamos confiantes que o cenário futuro será promissor”, disse ele, que participou do evento de forma virtual.

 

O presidente do Sindalco destacou que a pandemia possibilitou uma maior proximidade do empresário com os seus colaboradores. “Acredito que manter essa proximidade e esse cuidado será ainda mais importante no período de pós-pandemia. É preciso que os empresários tenham criatividade e acreditem no que fazem. Quem tiver oportunidade de fazer investimentos, esse é o momento, pois as negociações estão favorecidas”, disse Júnior Macagnam.

 

Questionado sobre o comércio digital durante o período de pandemia, Oger Silvério, anunciou que houve um aumento extremamente significativo nas vendas das Lojas Pernambucanas. “Tivemos um salto muito grande no comércio on-line. Ao todo, foram 1.700%, comparando com o período anterior à pandemia”. Macagnam complementou afirmando que as lojas físicas devem ser um complemento das lojas on-line. “Precisam somar forças e, por isso, as empresas devem estar preparadas para essa integração dos dois sistemas de vendas”.

 

Sobre a carga tributária imposta ao comércio, o presidente da Federação enfatizou a necessidade premente da redução dos tributos. “Mato Grosso tem uma carga tributária bastante elevada e que prejudica muito as lojas físicas. Se não houver uma redução nesses tributos, nossas lojas acabarão se tornando espaços de ‘showroom’, onde as pessoas olham os produtos e acabam comprando pela internet de outros estados”, assegurou.

 

SINDPró

 

Na oportunidade, a Administração Regional do Senac em Mato Grosso promoveu o lançamento do Programa Fecomércio e Senac de Apoio à Qualificação Profissional – SINDPró Mato Grosso, destinado aos empregados das empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado. Segundo a diretora regional do Senac MT, Eliana Salomão, desde o início dessa gestão, em 2018, a instituição vem reestruturando os programas de caráter de obrigatoriedade, que são a qualificação na gratuidade e o jovem aprendiz.

 

“O nosso propósito é ampliar exponencialmente a atuação na qualificação profissional com a participação da Fecomércio, Senac e Sindicatos, fortalecendo a estratégia de relacionamento no atendimento às empresas mato-grossenses. O Sindicato de Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma) será o primeiro no atendimento desse programa. Iremos levantar as necessidades, detectar soluções e trabalhar na qualificação da equipe”, informou a gestora.

 

O diretor das lojas Pernambucanas fez questão de destacar que iniciou sua carreira como jovem aprendiz. “Nós temos vários gerentes de lojas que também foram aprendizes. Temos uma universidade digital, onde os funcionários fazem cursos, inclusive, temos parcerias com o Senac São Paulo para que essas pessoas possam fazer uma trilha de carreira. Investir em qualificação é essencial para o crescimento profissional do trabalhador e, consequentemente, da empresa”, concluiu.