GASTRONOMIA

Senac-MT realiza oficinas para conselheiros da entidade e representantes da classe empresarial

Segmento educacional da instituição dedicado à produção de alimentos forma, todos os anos, milhares de profissionais altamente capacitados para atuar no mercado de trabalho

Data: Quarta-Feira, 22 de Março de 2023
Fonte: Assessoria de Imprensa/Senac-MT.
Autor: Por Maicon Oliveira | Edição: Andréia Sversut.
Foto Por: Alisson Alencar | Tratamento: Meison Barros.

O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), abriu as portas da cozinha pedagógica do seu Centro de Educação Profissional, em Cuiabá, para receber os conselheiros e gestores das instituições, além de representantes da classe empresarial do comércio de bens, serviços e turismo do estado, nas noites dessa segunda e terça-feira (20 e 21).

As oficinas culinárias foram promovidas para ressaltar os segmentos educacionais do Senac-MT dedicados à gastronomia, culinária e produção de alimentos que formam, todos os anos, milhares de profissionais altamente capacitados para atuar no mercado de trabalho.

“Esta foi uma oportunidade não somente de valorização dos nossos conselheiros, que são responsáveis pela validação e aprovação dos programas de capacitação executados pela instituição, mas também para apresentarmos o ambiente pedagógico que é um dos melhores e mais bem equipados de Mato Grosso”, salientou o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

Os participantes tiveram a oportunidade de aprender novas técnicas, experienciar e harmonizar sabores, cores e aromas. Na primeira aula eles aprenderam a preparar um 'filé mignon ao molho roti com musseline de mandioquinha salsa' e, no segundo encontro, uma 'massa talharim ai ole com filé de peixe grelhado e camarão'.

“O Senac-MT tem por tradição apoiar e promover ações que fortaleçam a cultura gastronômica e a regionalidade. A produção e comercialização de alimentos são alguns dos segmentos que mais contratam e geram emprego e renda no estado e no país, por isso a importância de valorizar e investir nessas áreas”, acrescenta o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer.

O conselheiro Eduardo de Souza Maria, superintendente regional do Trabalho em Mato Grosso, se surpreendeu com a programação. "Foi um momento de aproximação dos conselhos com o ambiente educacional de maneira bastante interessante, principalmente, por envolver os professores, trabalhadores e equipe da unidade que nos acolheu tão bem. Estimulo outras pessoas a participarem das próximas", avaliou Eduardo.

As experiências gastronômicas foram conduzidas pela chefe de cozinha Jeane de Souza, instrutora há oito anos de cursos do Senac-MT, com apoio da responsável técnica em Gastronomia da instituição, Mônica Fernandes, e também da cozinheira Carla Souza.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.