• Senac
  • Qualifica 300
  • Prefeitura de Cuiabá
INCLUSÃO SOCIAL

Técnicas aprendidas no curso do programa Qualifica 300 já são colocadas em prática no Pedregal

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Ao longo deste ano serão ofertados cursos nas mais diversas áreas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras)

Data: Quarta-Feira, 12 de Junho de 2019
Fonte:Prefeitura de Cuiabá
Autor:CAROLINA MIRANDA
Foto Por:José Ferreira
Alunas do Cursos de Bolos, Salgados e Pães

As novas técnicas aprendidas pela aluna Viviane Siqueira Santana, durante o curso de Bolos, Salgados e Pães, do projeto Qualifica 300 - Edição Mulher, no bairro Pedregal, em Cuiabá, já estão sendo colocadas em prática com mais conhecimento e habilidades adquiridas em mais de 160 horas/aula, sendo ministradas de segunda a sexta-feira por um instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na Unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região.

O curso foi idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh), em parceria com o Senac. 

Apesar de já ter feito vários cursos anteriormente na área de produção de alimentos, Viviane Siqueira Santana conta que sempre tem algo novo a aprender. Seja uma técnica ou até mesmo dicas que são trocadas entre as alunas durante o curso. A sua rotina não é fácil. Teria tudo para ficar no comodismo e não procurar outros cursos de qualificação.

Além de dona de casa, mãe da pequena Alice, esposa e já trabalhar com serviços de beleza como cabelereira e manicure, Viviane não para, quer sempre algo a mais para agregar e melhorar a renda no final do mês.  “Encerro mais esse aprendizado com muita satisfação. Estou muito feliz com o resultado. Estou aberta para encomendas. Posso garantir que quem comprar uma vez um bolo, ou salgados feitos por mim, vão se tornar clientes fidelizados. O meu muito obrigado a primeira-dama Márcia Pinheiro e a Prefeitura de Cuiabá por nos dar essa rica oportunidade de melhorar ainda mais como pessoa e ainda ter uma renda maior ao final do mês”, salientou.

Outro caso de sucesso é da aluna Célia Maria. Com o aprendizado obtido no curso Qualifica 300, já abriu seu próprio negócio. Ela que já vendia tapiocas, com as novas técnicas de salgados ampliou o comércio. “Só posso dizer muito obrigada. Além do novo aprendizado descobri uma Célia que estava adormecida. Hoje sou mais otimista e feliz”, declarou.

Com vasta experiência na prática, a professora Eliete Mendes trabalha com venda de salgados há mais de 10 anos, juntamente com seu esposo na garagem de sua residência, bem próximo à unidade do Cras. De acordo com dona Eliete, não existe maior satisfação do que poder saber passar para o outro algo que se tem o conhecimento e com resultados exitosos. “Fico muito feliz em encerrar uma nova turma com 100% de aproveitamento. Basta ter amor e carinho pelo trabalho que o sucesso é garantido. A qualidade do produto será a principal marca do serviço com toda certeza. Vale a pena o investimento”, salientou.

Mesmo tendo sido um curso rápido para tanto conhecimento e diferentes tipos de receitas, mencionou o coordenador da Unidade do Pedregal, Edilson de Carvalho, sem dúvida alguma o aproveitamento delas foi de 100%. “Estou muito satisfeito com o resultado. Espero que elas agora possam contribuir e repassar para outras mulheres que não tiveram a chance de fazer o curso. Apesar do pouco tempo de curso, já é visível que o aproveitamento será de 100%. Estão todas com boas expectativas, pois a oportunidade de melhorar a renda familiar foi assegurada pela professora que conhece muito bem o ramo”, esclareceu o coordenador.

Ao longo deste ano, serão ofertados cursos nas mais diversas áreas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), tendo como principal objetivo de profissionalizar a comunidade, nesse caso do projeto Qualifica 300, a edição está toda voltada para as mulheres, capacitando-as para o mercado de trabalho.