Mato Grosso

Programa de Aprendiz

Programa Jovem Aprendiz

Desde sua criação, o Senac tem o compromisso de oferecer Programas de Aprendizagem Profissional Comercial destinados a jovens na faixa dos 14 aos 24 anos de idade*, encaminhados pelas empresas do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Em Mato Grosso, a faixa etária do programa é de 14 a 18 anos.

O Programa de Aprendizagem do Senac contempla um conjunto de ocupações, propiciando aos aprendizes competências voltadas à profissionalização e à cidadania, a partir da compreensão das características do mundo do trabalho e de seus fundamentos técnico-científicos.

A jornada de trabalho do jovem aprendiz compreende tanto as horas destinadas à formação educacional – cumpridas nas unidades educacionais do Senac – como a prática profissional – desenvolvida diretamente na empresa contratante.

Ao fazerem parte desse programa, os empregadores, além de cumprirem a legislação como contratantes de aprendizes, assumem papel de parceiros da ação educativa, atuando no processo de inserção dos jovens brasileiros.

Mais que uma obrigação legal, (conforme Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000), as empresas e o SENAC, com o Programa de Qualificação do Aprendiz, formam jovens trabalhadores competentes e conscientes de sua força e ainda cumprem um papel social importantíssimo na formação futuro profissional do país.

 

* A idade máxima de 24 anos, porém, não se aplica a aprendizes com deficiência

 



Publicações

Informações

Documento

Baixar/Visualizar

Número: 0001/2014
Categoria: Documento
Subcategoria: Guia
Data: 01/01/2015
Titulo: Cartilha ME ENCONTREI - Português

Visualizar

Baixar

Baixado: 81 vezes
Número: 0002/2014
Categoria: Documento
Subcategoria: Guia
Data: 01/01/2015
Titulo: Guía Programa de Acción Me Encontré - Versión española

Visualizar

Baixar

Baixado: 4 vezes
Número: 0003/2014
Categoria: Documento
Subcategoria: Guia
Data: 01/01/2015
Titulo: Guidebook Me Encontrei - Action Programme - English Version

Visualizar

Baixar

Baixado: 2 vezes
Pixel Google: