• Sustentabilidade
  • SC-2174—Full-Banner-Site-Ecos—SENAC01
  • SC-2174—Full-Banner-Site-Ecos—SENAC02
  • SC-2174—Full-Banner-Site-Ecos—SENAC03
Árvore

Turismo sustentável, meta de ano novo

Em 2017, o Programa Ecos vai ajudar na difusão das práticas do turismo sustentável. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), entende-se como turismo sustentável aquele que salvaguarda o ambiente e os recursos naturais, garantindo o crescimento econômico da atividade, sendo capaz de satisfazer as necessidades da geração atual e das futuras.

O Código de Ética da OMT esclarece que o desenvolvimento turístico deve se pautar por “economizar os recursos naturais raros e preciosos, principalmente a água e a energia, e que venham a evitar, na medida do possível, a produção de dejetos”, devendo ser encorajado pelas autoridades públicas.

O novo site do MTur, Viaje Legal, também caminha nessa linha, orientando turistas com relação à importância do turismo consciente, com dicas para uma viagem mais sustentável, tais como:

– antes de sair de casa, confira se todos os equipamentos foram retirados da tomada. Mesmo emstand by, eles consomem energia;

– não saia sem conferir se desligou todas as luzes e o aparelho de ar-condicionado;

– sempre que possível, escolha voos diretos. Além de economizar tempo, você contribui para menor emissão de poluentes pelas aeronaves, cuja maior concentração se dá nas decolagens e aterrissagens;

– mesmo hospedado em hotel, separe o lixo, isso facilita o trabalho de reciclagem local;

– nos passeios, leve uma garrafinha de água reutilizável, diminuindo a produção de resíduos;

– utilize o transporte coletivo para vivenciar mais a cidade. Algumas possuem sistemas de aluguel de bicicletas. Vamos aproveitar esse período de férias e fazer a nossa parte?

Fonte: Ministério do Turismo.

height="60"/