• Sustentabilidade
  • SC-2174—Full-Banner-Site-Ecos—SENAC01
  • SC-2174—Full-Banner-Site-Ecos—SENAC02
  • SC-2174—Full-Banner-Site-Ecos—SENAC03
Árvore

Excelência premiada

O Senac conquistou o primeiro lugar na II Feira de Inovações Sustentáveis, realizada em outubro pelo Parque Botânico da Vale, em São Luís, Maranhão. O projeto Ciclo Ecotérmico foi iniciativa de alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, fortalecendo a imagem da Instituição como referência em educação profissional e seu compromisso com a responsabilidade social.

A proposta central do projeto é reativar o aterro da Ribeira, localizado na área industrial da cidade, transformando-o em um aterro especial, com uma usina termoelétrica capaz de reaproveitar os resíduos sólidos urbanos para geração de energia.

De acordo com dados do IBGE (2013), o estado do Maranhão ainda é um dos que menos pratica a coleta seletiva de lixo e esse projeto pode contribuir para mudar esse cenário, beneficiando a população local e o meio ambiente.

A Feira de Inovações Sustentáveis visa estimular estudantes a pesquisar e buscar soluções originais para os problemas ambientais. Este ano, os temas em questão foram: Água, Energia e Resíduos.

As equipes apresentaram suas propostas a uma banca de avaliação formada por especialistas e integrantes da comissão organizadora da competição. Quatro instituições de ensino técnico participaram da competição. Os dois primeiros colocados conquistaram pontuação idêntica, mas o primeiro lugar coube ao Senac em reconhecimento ao esforço, à relevância e à criatividade dos alunos.

Fontes: sites G1.Globo.com, Maranhão Hoje e Cidades Sustentáveis.