• Sustentabilidade
  • SC-2174—Full-Banner-Site-Ecos—SENAC01
  • SC-2174—Full-Banner-Site-Ecos—SENAC02
  • SC-2174—Full-Banner-Site-Ecos—SENAC03
Árvore

Ilha de sustentabilidade

A nova unidade integrada Sesc-Senac, inaugurada em São José dos Pinhais (PR) na última sexta-feira (25), é um verdadeiro complexo de sustentabilidade. Além de ser a maior unidade já criada pela Fecomércio no estado, contém a maior planta fotovoltaica do Paraná e foi totalmente projetada para causar o mínimo impacto ambiental possível. A área do terreno inclui um bosque de 23 mil m², onde foram instaladas pistas de caminhada e áreas de convivência e descanso.

O prédio conta com soluções avançadas para a economia de recursos. As 390 placas fotovoltaicas respondem por 40% da energia elétrica consumida, e toda a unidade é equipada com lâmpadas de LED. A energia solar também responderá pelo aquecimento da água a ser utilizada nos chuveiros do ginásio, nas áreas de gastronomia e beleza e nos vestiários de alunos e empregados, complementando o sistema a gás.

As janelas e aberturas das instalações propiciam iluminação e ventilação naturais, e o método de controle de insolação por brises contribui, ainda, para a redução do uso de ar-condicionado. A unidade também dispõe de um sistema de reaproveitamento da água da chuva, captada por meio da cobertura e direcionada para a cisterna. Dessa forma, pode ser utilizada para regar o jardim e lavar a calçada e pisos externos.

A parte do complexo destinada ao Senac contém 2.566 m² e capacidade para atender 1.194 alunos por dia. A estrutura é formada por café-escola, apartamento e loja modelos, ambientes pedagógicos de Cabeleireiro e Maquiagem, Manicure e Pedicure, Moda e Design, Informática e Cozinha, além de uma biblioteca e quatro salas de aula convencionais. O Senac atenderá a São José dos Pinhais e a outros três municípios da região: Tijucas do Sul, Piraquara e Agudos do Sul. Belo exemplo!