• Sustentabilidade
  • SC-2174—Full-Banner-Site-Ecos—SENAC01
  • SC-2174—Full-Banner-Site-Ecos—SENAC02
  • SC-2174—Full-Banner-Site-Ecos—SENAC03
Árvore

Sucata que vale ouro

Em Rondônia, a sucata foi transformada em excelente negócio com foco na sustentabilidade. A iniciativa surgiu em 2015, a partir de projeto dos jovens empreendedores Anderson de Mazzi e Danilo Aranha. Eles decidiram investir para profissionalizar a reciclagem na região, considerando que a vida útil de uma latinha no meio ambiente é de 500 anos, enquanto o processo de reciclagem que lhe devolve às prateleiras dura apenas um mês.

O resultado do empreendimento foi a criação da empresa Amazon Metais, que realiza a limpeza, separação, prensagem, carregamento e comercialização de mais de 7,5 milhões de unidades por mês, fornecendo matéria-prima para Rondônia, Amazonas, Pará e até São Paulo.

Em dezembro, a empresa recebeu o Prêmio Folha Jovem Empreendedor 2016, das mãos da diretora regional do Senac no estado, Giselle Araújo, em cerimônia no Hotel Golden Plaza (na foto, a diretora com os dois empresários/crédito: Bolotha – Senac RO).

O Senac foi convidado a participar como um reconhecimento de sua atuação em defesa do meio ambiente em âmbitos local e nacional.

“O Senac está desenvolvendo um modo de gestão sustentável por meio do Programa Ecos. O compromisso do Senac com a sustentabilidade é diretamente proporcional à sua responsabilidade social. Administrando nossos recursos focados na preservação ambiental, desenvolvemos ações sustentáveis, como a coleta seletiva de lixo, medidas de reaproveitamento de materiais, educação ambiental nas salas de aulas, eliminação de desperdício etc. Com esse movimento, estamos sempre à procura de novas ideias e parcerias que venham contribuir com o programa. É o caso da Amazon Metais”, afirmou a diretora.

Sobre o prêmio O Prêmio Folha Jovem Empreendedor foi criado em 2011 pelo jornalista João Albuquerque, idealizador do sitefolhajovem.com.br e do Seminário Folha Jovem de Empreendedorismo. O professor universitário resolveu utilizar o poder da mídia para fomentar a cultura empreendedora, valorizando anualmente novos talentos.

Fontes: Senac RO e site Prêmio Folha Jovem Empreendedor.