Mato Grosso, Quarta-Feira, 29 de Março de 2017

Programa Alimentos Seguros

Uma parceria importante para o Senac e para o Brasil é o Programa Alimentos Seguros (PAS), voltado para a disseminação da segurança de alimentos em todo o país por meio de ações junto à população em geral e ao empresariado envolvido com a cadeia de produção de alimentos. Duas ferramentas são fundamentais nesse trabalho: as Boas Práticas e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

O Departamento Nacional do Senac participa da coordenação do PAS desde 2001, junto com outras instituições do Sistema S (Sesc, Senai, Sesi e Sebrae).

O PAS atua em várias frentes estratégicas: Indústria, Mesa (serviços de alimentação), Distribuição (varejistas e atacadistas), Consumidor e Educação. Mais recentemente, vem desenvolvendo ações junto a cadeias de produção que envolvem procedimentos do campo à mesa (açaí, carne, leite, mel).

Mesa e Distribuição
O Senac é responsável pelos setores Mesa e Distribuição. Por meio de uma grande parceria, o Senac investe na conscientização dos trabalhadores que atuam na produção e na manipulação de alimentos prontos para o consumo sobre os cuidados que devem ser observados na promoção da segurança.

No setor Mesa desde 2001, o PAS é o responsável pela formação de consultores cuja função é disseminar, por meio de oficinas, cursos teórico-práticos e consultorias, conhecimentos sobre higiene dos alimentos, e implantar nas empresas sistemas de segurança como Boas Práticas e APPCC.

Entre as tarefas do setor Distribuição, o Senac fomenta, desde 2004, a implantação de ferramentas de segurança de alimentos em supermercados, feiras, açougues, padarias e outros estabelecimentos.

Outras tarefas do Senac no PAS incluem a realização de programas de capacitação, seminários, fóruns, palestras e consultorias relacionados à melhoria da qualidade e da segurança dos produtos e adequação dos estabelecimentos às exigências da legislação do setor.

O Programa também desenvolve materiais técnicos de sensibilização para os segmentos de cozinhas industriais, hospitalares e escolares, bares e restaurantes, bancos de leite humano, entre outros.

Consumidor O PAS vem realizando lançamentos do projeto PAS Consumidor nos estados com o propósito de sensibilizar a população em geral para as questões de segurança de alimentos, destacando a compra, o transporte para a residência, o armazenamento e o preparo no domicílio.

© 2010 - SENAC - MT